sábado, 30 de junho de 2012

11. Plano de doença

Meu sogro sempre dizia que os planos de saúde eram muito bons enquanto estávamos com saúde, mas se alguma doença aparecesse o martírio começava. Inteligente como era, dizia ironicamente que precisávamos todos era de um plano de doença!

Em princípio, nem poderia reclamar de trabalho que estava tendo com meu plano, afinal era meu médico e sua equipe que estavam em contato com eles. Eu só precisava esperar. E como esperei! As semanas foram passando e não chegava a liberação tão desejada para a cirurgia.

Seria preciso aprovar as despesas apenas com o hospital e com o equipamento - um neuroendoscópio, já que a equipe médica seria por minha conta.

Neuroendoscópio
Eu achava - ingenuamente - que a aprovação até seria rápida, afinal não faríamos o procedimento mais comum, a instalação de uma válvula de derivação, e sim uma terceiro ventriculostomia - um simples furo no ventrículo. Nem haveria gastos com tal válvula!

Mas nada de aprovação. A equipe do médico entrava em contato com o hospital para saber se o plano havia liberado a cirurgia ... e nada! Em um momento de decisão (desespero? ansiedade?), resolvi bancar tudo eu mesmo. Queria resolver logo o assunto. Depois, eu solicitaria o reembolso. Havia uma boa dose de loucura nesta decisão, todos sabemos como são baixos tais reembolsos.

Conversei com meu médico, recebi a aprovação dele e liguei pela última vez para o plano. Para meu espanto, fui informado que a aprovação havia sido dada há mais de uma semana. Só que ninguém sabia: nem o hospital, nem o médico. Estes são os nossos planos de saúde!

Tudo finalmente resolvido, marcamos a data da cirurgia. Bom, quase tudo! Quando temos pessoas queridas, e felizmente eu tenho MUITAS, ganhamos todo tipo de apoio, orações, sugestões e ... indicações de médicos e profissionais que poderiam nos ajudar.

Minha cunhada, de quem eu gosto muito, conversando sobre meu caso na escola em que trabalha, ficou sabendo de um médico bastante respeitado na neurocirurgia, com grandes trabalhos feitos em pessoas com hidrocefalia. Talvez fosse interessante conversar com mais este médico.

Que agonia! Novas preocupações! Novas incertezas! Comento esta consulta no próximo artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário